Olá amigos!
![]() |
Religiosos dando passes no Mercado Público de Porto Alegre em 29/12/12 |


O Mercado Público é um local importante para as religiões de matriz africana. O prédio é histórico e centenário (foi inaugurado em 1869) e trás consigo um pouco das crenças e e histórias relacionadas a nossa religião. Conta-se que um príncipe negro chamado Custódio Joaquim de Almeida assentou um Bará no centro do Mercado. Outros dizem que quem fez o assentamento foram os escravos que lá trabalhavam.

O Mercado tem quatro entradas formando uma encruzilhada. Do lado esquerdo de cada uma das delas há uma banca de artigos religiosos, conhecida pelos gaúchos por "flora" onde encontramos velas, imagens, ervas, banhos, etc. Ao entrar devemos pedir licença ao Senhor Bará pois ele é o guardião daquele lugar. Há quem diga que a noite, escuta-se som de tambores vindo de seu interior.
Por tudo isso é comum ver irmãos de religião trabalhando, comprando ou mesmo passeando por lá. Esse lugar é uma referência no resgate histórico das religiões africanistas do Rio Grande do Sul.
Para quem quiser saber um pouco mais sobre a história do Bará do Mercado Público de Porto Alegre, segue um vídeo que conta mais detalhes.
Desejamos a todos um 2013 abençoado, com caminhos abertos e mais evolução espiritual!
Axé!
Comentários
Postar um comentário
Adoramos que participem do blog! Deixe seu comentário!