Novela Salve Jorge causa polêmica e preconceito



Olá amigos do blog!

Hoje gostaríamos de falar sobre um tema que tem causado polêmica na internet relacionado à religião que é a nova novela da Globo, "Salve Jorge". Por causa do título da novela, está sendo realizada uma campanha, emcampada por setores evangélicos, para que os evangélicos não assistam a novela. Isso porque em sua religião Jesus Cristo seria o único salvador e também porque a novela estaria "estimulando" as pessoas adorem São Jorge e Ogum.

Gente, porque tanto preconceito? Acreditamos que cada um de nós tem o direito de seguir e praticar a sua verdade, com liberdade e paz, sem agredir o espaço do outro. No sincretismo religioso São Jorge é sim, a representação do Orixá Ogum, o guerreiro que nos dá coragem de seguir em frente e enfrentar as dificuldades da vida, mas pelo que vi a novela não tem nada haver com Ogum nem com as religiões de matriz africana. E mesmo se tivesse, qual seria o problema? Quantas novelas tratam de histórias bíblicas e nenhum umbandista, budista, etc faz campanha pra tirar do ar!

O santo católico São Jorge foi um guerreiro que lutou bravamente em defesa do cristianismo, reafirmando até a morte a sua fé. “A verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis e de quem sou servo", disse Jorge antes de ser brutalmente assassinado. Vejam que ironia..... a campanha contra a novela que homenageia São Jorge está sendo feita "em nome de Jesus". São Jorge foi assassinato por defender até a morte Jesus.

Viram como o preconceito é burro? Como ele é praticado por ignorância?

Por isso meus queridos irmãos vamos seguir praticando a nossa fé com respeito às demais religiões, sem agredir o próximo, sem julgar o próximo, exigindo o respeito que merecemos. Não somos egocêntricos! Vivemos num mundo plural e convivemos muito bem com a diferença. O ódio, a raiva, o rancor é o que nossos pais e mães nos ensinam a deixar para trás todos os dias em nossos terreiros. Por isso é com amor, caridade e fé que nossa religião segue adiante. E a exemplo de Jorge Guerreiro combateremos até o fim a discriminação e até o fim erguiremos a bandeira da paz, com a benção de Aruanda!

Salve São Jorge da Capadócia!

Salve Ogum e toda sua força!

Comentários

  1. Na verdade os evangélicos estão certos, pois esta expressão é uma saudação a um exu, e nenhum evangélico de verdade irá permitir que dentro de sua casa, nenhum espírito além dO Espírito Santo receba saudação.

    ResponderExcluir
  2. Respeito sua opinião, mas a imagem do Santo Católico São Jorge é sincretizada com o orixá Ogum e não com Exu. De qualquer forma, não trate Exu com preconceito pois Exu também é um grande guardião.

    Novela é ficção e vê quem se agrada com a história. Mas fazer movimento para tirar novela do ar já é intolerancia com quem não pensa como a gente. Não vi umbandista fazer campanha para seus adeptos não assistam "Rei Davi". Não temos esse medo. As pessoas que vem pra uma religião africanista vem porque gostam, porque se sentem bem, porque se encontram nessa prática. Precisamos respeitar a liberdade das pessoas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoramos que participem do blog! Deixe seu comentário!