Olá amigos do blog!
Hoje vamos falar de um assunto que considero fundamental para conhecermos a base de nossa religião que é a Doutrina Umbandista. Doutrina é um conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, militar, pedagógico, entre outros. Ou seja, são as regras que devemos nos valer para saber como agir, o que fazer, em que acreditar, como prestar culto, reverenciar ou a quem obedecer dentro de uma estrutura hierárquica.
Ao contrário de muitas religiões, a Umbanda não possui um livro canônico, como a Bíblia dos critãos, ou o Torá dos judeus, por exemplo, que contenha a doutrina umbandista. Nossa religião foi passada oralmente, de geração para geração e tem influências diversas, por isso sua prática e fundamentos variam de casa para casa.
Porém, existem conceitos básicos encontrados na maioria dos lugares onde a Umbanda é praticada e por isso, com certa ressalva e cuidado, podem ser generalizados na Umbanda.
Vamos falar desses conceitos ou fundamentos:

2 - Praticar a caridade, fraternidade e o respeito ao próximo. É importante deixar claro que caridade não é uma questão de doação de dinheiro ou bens materiais como o nome pode parecer. Trata-se de doar-se a uma causa, à fé e ao cuidado com as pessoas, ajudando uns aos outros como irmãos.
3 - Culturar os Orixás como manifestação divina. Cada Orixá controla e se confunde com um elemento da natureza, do planeta ou com a própria personalidade humana. A manifestação dos guias para exercer o trabalho espiritual incorporado em seus médiuns faz parte da caridade, tendo em vista que nos trabalhos espirituais eles orientam, instruem, curam, criando um elo entre este mundo e o mundo espiritual.
4 - A imortalidade da alma, a crença na reencarnação e nas leis kármicas.
Para finalizar é importante frisar que a Doutrina Umbandista é seguida em cada Casa de forma diferente. Ela existe para nortear os trabalhos de cada Terreiro. Aqui citamos os valores "universais" da umbanda mas outros fundamentos como a prática de linhas ou questões pertencentes ao ritual, por exemplo, podem ser praticados de forma diferente em cada Casa, merecendo total respeito.
Saravá Umbanda!
Pesquisa: Livro "Tudo o que você precisa saber sobre Umbanda", volume 2, de Janaína Azevedo, SP 2010.
Comentários
Postar um comentário
Adoramos que participem do blog! Deixe seu comentário!