Olá amigos!
É muito comum os leigos a nossa religião nos tacharem de "macumbeiros". Falam como se nos chamar de macumbeiros nos ofendesse. Ora que tolice! Somos macumbeiros sim e com muito orgulho! Já vou explicar...
A origem da palavra macumba vem, é claro, de nossa mãe África, onde macumba é o nome da madeira vinda da Macumbeira ou ainda Macumbe, uma árvore nativa. Essa madeira é utilizada para a confecção do atabaque, ou seja, o tambor na linhagem Yorubá. E esse é o principal instrumento utilizado em nossa religião e nos cultos afros como instrumento sagrado para elevar a vibração do ambiente e servir de "chamada" dos guias através dos Pontos Cantados.
No dicionário também vemos referência à macumba como um antigo instrumento musical de percussão, espécie de reco-reco, de origem africana, que dá um som de rapa (rascante). Nele também consta que o macumbeiro é o tocador desse instrumento. Entende-se então por macumbeiro todo aquele não só que faz, mas que também toca este instrumento na África.
Viram amigos? Ser macumbeiro não tem absolutamente nada a ver com fazer o mal, ser do mal e muito menos ser inferior a alguém por causa de sua opção religiosa. Para praticar o mal não é preciso ter vertente religiosa, basta desejá-lo. E nós umbandistas sabemos melhor que ninguém que muitas vezes a maior demanda vem da mente.
Vamos estudar nossa religião para ajudarmos a descaracterizar esses pré-conceitos que a sociedade tem sobre ela. E acima de tudo, vamos ter verdadeiro orgulho de ser macumbeiros!
Saravá Umbanda!
Comentários
Postar um comentário
Adoramos que participem do blog! Deixe seu comentário!