Olá amigos!
Hoje vamos falar de uma das primeiras coisas que os filhos de fé precisam adquirir ou confeccionar ao entrar numa corrente espiritual de Umbanda: as guias ou fios de contas.

Além disso, esses colares servem também como um instrumento de proteção contra energias maléficas ou vibrações negativas que podem vir do próprio médium ou do trabalho realizado com a assistência, com pessoas em desequilíbrio. Antes de usá-las, as guias devem ser cruzadas com pemba ou amaci. Isso só pode ser feito pelo Pai ou Mãe de Santo ou pela entidade espiritual deste.
Como vimos, elas são um instrumento importantíssimo, com grande efeito mágico. Por isso devem ser tratadas pelos médiuns com todo carinho e o máximo de respeito. Não devemos permitir que pessoas estranhas as toquem e é importante guardá-las no terreiro ou em um local longe de olhares curiosos.
Os olhos dos Orixás
Dizem que as guias são os "Olhos dos Orixás" e, sendo assim, são um canal que permite o intercâmbio entre o médium e a dimensão do guia ou Orixá correspondente à firmeza da guia. Tenha fé nesse instrumento. Em um momento de apuro, segure bem firme suas guias e peça com fé para que os guias lhe dêem assistência em determinado assunto. Com certeza você sentirá a vibração deles lhe dando força e coragem para enfrentar os desafios da vida.
Saravá Umbanda!
adorei saber mais sobre as guias, tenho muitas curiosidades em saber sobre o assunto.Passei uns anos em um terreiro e descobrir atravez de um sonho que minhas guias estão erradas falei com o meu pai de santo na epoca e ele não me falou nada.Mais o sonho falava tudo e quem falava comigo e minha chefa dona TOIA JARINA
ResponderExcluirGuias não! Fios de contas! Motumbá Axé
ResponderExcluirOi irmão! Em nossa casa chamamos os fios de contas de guias. Mas você tem razão! Vamos trocar o título da postagem para ter uma melhor compreensão do que estamos falando!
ResponderExcluirAxé!
PARABÉNS, TEXTOS ALTAMENTE ELUCIDATIVOS PARA OS PRATICANTES E OS SIMPATIZANTES DO AUMBHANDAN. ARANAUAM
ResponderExcluir