Banhos ritualisticos


Olá amigos!

Hoje vamos falar de banhos ritualísticos. A história nos mostra que esse é um ritual muito antigo, presente em diversas religiões. Por exemplo, na religião católica, o batismo nas águas realizado por São João Batista, era um banho sagrado. E até os dias de hoje é considerado um ritual importante na vida dos cristãos. Por isso o batismo é, em geral, realizado nas crianças ainda pequenas, sendo considerado o primeiro banho purificador do ser humano. 

De mesma forma, na Índia, o banho sagrado no Rio Ganges trás as bençãos dos homens santos do hinduísmo.

Na Umbanda os banhos ritualísticos também tem grande importância e estão presentes na rotina dos umbandistas. O banho simboliza a renovação do corpo e da alma, possibilitando o ser a vibrar harmonicamente.
      
Basicamente, existem dois tipos de banho: o de descarga (limpeza) e o de fixação (energização).

                         BANHO DE DESCARGA     

É o mais conhecido e serve para limpar o corpo astral de fluídos negativos ao qual temos contato diariamente, como a inveja, olho gordo, etc. Essas energias podem causar nervosismo, irritação, fraqueza, entre outros. O banho ajuda a descarregá-las, trazendo harmonia e equilíbrio.

Um dos banhos mais populares de descarrego é o de sal grosso. O sal é um poderoso condutor de energia. Sua função é tirar cargas negativas da aura, por isso esse banho é eficiente nesse aspecto, já que a união da água com o sal "lava" toda a aura.

Após o banho de sal grosso é importante fazer um banho de energização, já que o sal descarrega todas as energias (positivas e negativas). Nesse caso, pode-se utilizar um banho de água com mel.

                                       COMO FAZER          

Após o banho normal, despejar suavemente o banho do pescoço para baixo, concentrando-se no ritual, pedindo para que as energias negativas sejam descarregadas, livrando-o de todo ódio, inveja, olho gordo, desobstruindo os chacras.

Após, realizar o banho com uma mistura de água com mel, também do pescoço para baixo, pedindo paz, harmonia e boas vibrações.

Mas atenção: esse banho não pode ser realizado diariamente ou semanalmente pois ele realmente tira toda a energia da pessoa deixando-a vulnerável. Nunca faça banhos sem orientação de um dirigente espiritual.

Existem também banhos de descarrego realizados com ervas. Estes são mais utilizados pelos médiuns umbandistas.

                        BANHO DE FIXAÇÃO OU ENERGIZAÇÃO           

São utilizados para ativar as forças dos Orixás, Protetores de Cabeça e do Anjo da Guarda. Servem para ativar as funções psíquicas para uma melhor incorporação, melhorando a sintonia com as entidades. Estes banhos refazem o teor positivo da aura.

                                                AMACI            


É o banho realizado nos médiuns para aproximar os guias espirituais, aumentando a sintonia entre eles para o trabalho mediúnico, ou seja, é um "reforço de cabeça". Este é o único banho em que os chacras coronário e frontal são utilizados (chacras localizados na cabeça) e deve ser realizado somente pelo dirigente espiritual ou chefe do terreiro. Este é um ritual importantíssimo para os médiuns umbandistas. No Amaci são utilizadas ervas correspondentes ao Orixá que rege a cabeça do médium.

Saravá Umbanda e seus rituais!

Comentários