Hoje vamos falar de banhos ritualísticos. A história nos mostra que esse é um ritual muito antigo, presente em diversas religiões. Por exemplo, na religião católica, o batismo nas águas realizado por São João Batista, era um banho sagrado. E até os dias de hoje é considerado um ritual importante na vida dos cristãos. Por isso o batismo é, em geral, realizado nas crianças ainda pequenas, sendo considerado o primeiro banho purificador do ser humano.
De mesma forma, na Índia, o banho sagrado no Rio Ganges trás as bençãos dos homens santos do hinduísmo.
Na Umbanda os banhos ritualísticos também tem grande importância e estão presentes na rotina dos umbandistas. O banho simboliza a renovação do corpo e da alma, possibilitando o ser a vibrar harmonicamente.
Basicamente, existem dois tipos de banho: o de descarga (limpeza) e o de fixação (energização).
BANHO DE DESCARGA
É o mais conhecido e serve para limpar o corpo astral de fluídos negativos ao qual temos contato diariamente, como a inveja, olho gordo, etc. Essas energias podem causar nervosismo, irritação, fraqueza, entre outros. O banho ajuda a descarregá-las, trazendo harmonia e equilíbrio.
Um dos banhos mais populares de descarrego é o de sal grosso. O sal é um poderoso condutor de energia. Sua função é tirar cargas negativas da aura, por isso esse banho é eficiente nesse aspecto, já que a união da água com o sal "lava" toda a aura.
Após o banho de sal grosso é importante fazer um banho de energização, já que o sal descarrega todas as energias (positivas e negativas). Nesse caso, pode-se utilizar um banho de água com mel.
COMO FAZER
Após o banho normal, despejar suavemente o banho do pescoço para baixo, concentrando-se no ritual, pedindo para que as energias negativas sejam descarregadas, livrando-o de todo ódio, inveja, olho gordo, desobstruindo os chacras.
Após, realizar o banho com uma mistura de água com mel, também do pescoço para baixo, pedindo paz, harmonia e boas vibrações.
Mas atenção: esse banho não pode ser realizado diariamente ou semanalmente pois ele realmente tira toda a energia da pessoa deixando-a vulnerável. Nunca faça banhos sem orientação de um dirigente espiritual.
Existem também banhos de descarrego realizados com ervas. Estes são mais utilizados pelos médiuns umbandistas.
BANHO DE FIXAÇÃO OU ENERGIZAÇÃO
AMACI
É o banho realizado nos médiuns para aproximar os guias espirituais, aumentando a sintonia entre eles para o trabalho mediúnico, ou seja, é um "reforço de cabeça". Este é o único banho em que os chacras coronário e frontal são utilizados (chacras localizados na cabeça) e deve ser realizado somente pelo dirigente espiritual ou chefe do terreiro. Este é um ritual importantíssimo para os médiuns umbandistas. No Amaci são utilizadas ervas correspondentes ao Orixá que rege a cabeça do médium.
Saravá Umbanda e seus rituais!
Comentários
Postar um comentário
Adoramos que participem do blog! Deixe seu comentário!