Diferença entre Umbanda e Candomblé



Olá amigos!

Uma das coisas que mais confundem os simpatizantes das religiões de matriz africana sãos suas diferenças. Por esse motivo hoje vamos falar das características que diferem a Umbanda e o Candomblé (ou Nação, como é conhecida aqui no sul do Brasil).

Em primeiro lugar vamos falar de nossa religião. A Umbanda é uma religião tipicamente brasileira. Tem raízes africanas sim, mas também ameríndias e kardecistas. Nela cultuamos os Orixás, porém numa nova perspectiva, num ponto de vista diferente do Candomblé.

A Umbanda trabalha diretamente com entidades do Plano Astral Superior com a força e sabedoria dos mestres da Colônia Espiritual de Aruanda. Assim, a Umbanda trabalha com incorporação de Caboclos, Pretos-Velhos, Crianças, Exus, entre outros. Esses espíritos são chamados de Guias Espirituais e são espíritos de luz, mais evoluídos, que se manifestam na vibração dos Orixás. Ou seja, o Caboclo Ogum Rompe Mato se manifesta na vibração do Orixá Ogum, que tem como elemento o ferro e as matas. O mesmo ocorre com uma Cabocla de Oxum que se manifesta na vibração da Orixá Oxum, que tem como elemento os rios e as águas doces.

Esses guias, irradiados em seus cavalos (médiuns), trabalham para a cura e energização do campo astral humano, atuando nos chakras (centros de força, de entrada e saída de energia) e nos campos energéticos das pessoas que vem em busca de socorro, alívio e cura para suas dores morais e físicas.

Já o Candomblé é de raiz unicamente africana. Todos sabemos que a mãe África é muito diversificada e que seu povo é dividido em diferentes nações. Quando os escravos vieram para o Brasil, duas nações predominavam: os Yorubás (nagôs, vindo principalmente da Nigéria) e Djedjes, vindos principalmente de Daomé. Por isso a religião do Candomblé também é dividida em nações.

O Candomblé cultua os Orixás e trabalham com sua incorporação, deixando no corpo e na alma de seus filhos os axés de amor, coragem e esperança. Os orixás, quando incorporados, não falam nada apenas se fazem sentir. 

Jamais iremos ver em um Ilê (casa de candomblé), que seja puramente Candomblé, alguém incorporando caboclos ou outros guias espirituais. No Candomblé as consultas são feitas através do "jogo de búzios" ou "Ifà", não aceitando a comunicação de espíritos (eguns), sendo portanto vetada sua incorporação.

Bom pessoal, vamos a um resumo para entender bem as diferenças entre Umbanda e Candomblé:

UMBANDA CANDOMBLÉ/NAÇÃO
A Umbanda é uma religião tipicamente brasileira, com influência africana, indígena e européia (Kardecismo).
-----
É um culto de raiz unicamente africana.
-----
Incorpora caboclo, preto-velho, crianças, exus, etc.
-----
Incorporam somente Orixás.
-----
O caboclo e preto-velho, por exemplo, são guias espirituais.
-----
O caboclo, preto-velho, etc. são considerados eguns.
-----
É uma religião essencialmente brasileira que trabalha com o sincretismo.
-----
É dividida por nações: Queto, Angola, Nagô e Djedji.
-----

Para finalizar, gostaria de dizer que a diversidade cultural e religiosa é o que faz o Brasil essa terra linda e que essa é nossa principal riqueza. Vamos respeitar todas as religiões!


Um grande abraço a todos e até a próxima!



Comentários

  1. Adorei o site!Obrigado pelo artigo!Não podemos misturar as coisas...obrigado e muito axé...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! Volte sempre e sinta-se a vontade para opinar! Axé!

    ResponderExcluir
  3. tá amarrado em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Deus. Sou cristão, sou feliz em não desejar o mal do próximo.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, Olorum ou Deus, por ter a Umbanda em minha vida! Umbanda é Paz e Amor, Umbanda é fazer o bem e ser cada vez melhor, com pureza no coração, pureza de espírito e benevolência com o próximo, tratando-os como irmãos. Saravá Umbanda!

    ResponderExcluir
  6. Estou desenvolvendo um trabalho grafico sobre Camdomblé e suas plantas sagradas, o texto não é meu, mas estou fazendo um estudo da religião para produzir o melhor trabalho possivel, a fé merece isso.
    Gostei do seu texto, bem esclarecedor, caso você possa me indicar mais algumas fontes, fico muito agradecida.

    ResponderExcluir
  7. Creio em um só Deus, que se chama Jesus Cristo, e graças a Ele tenhos nosso guia BIBLIA, vocês espiritas sao enganados por satanás... Deus abomina feitiçaria, bruxaria, magia. Esses espiritos: preto velho, caboclo etc, sao espiritos malignos, Ê lamentavel ver que algumas pessoas ainda não conhece o amor de Deus, que devemos SERVIR a UM só Deus. Leia a BIBLIA e a verdade vós liberta-ra.
    #ficadica
    Que Deus tenha misericordia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua bíblia foi escrita pelo homem, e o homem é plausivel de erros como todos nós. A bíblia é como uma fofoca aumentada. Há suas verdades como mentiras. Quem invoca o "Satanás" são voces, não os espiritas(kardecistas, umbandistas ou candomblé), budistas, judeus, ateus, catolicos. O pastor da sua igreja ( o chefão) tem um pacto com o " Seu Satanás" e você nem sabe que ja esta dominado por ela

      Excluir
    2. Gostei amigo,
      esse povo se acha o dono verdade. Fica se metendo onde não é chamado.
      Acho até que eles esquecem que foi nos dado o livre arbítrio e que só Deus tem o direito de julga.
      O povinho metido.

      Excluir
    3. Jesus é e sempre será o caminho, a verdade e a vida. Ninguém virá ao pai senão por Ele.

      Excluir
    4. o q acho interessante eh q as pessoas se acham no direito d criticar as escolhas dos outros ai me pergunto q uma pessoa dessa q cre "na biblia" e somente nela, esta fazendo nesse site lendo esse arquivo... Eh falta do q fazer mesmoo.. Eu n tenhu nenhuma religiao mas sou mt interessada na umbanda e no candomble... soh n tenho coragem ainda p seguir uma delas pq n entendo mt suas diferencas... mas TODAS merecem respeito

      Excluir
    5. Acho q tudo q vem de Deus temos q respeitar, eu sou da Umbanda e tenho muita fé em Deus, e em momento algum a Umbanda deixa de ter fé em Deus, eu tenho raiva dessar pessoas Evangélicas q criticam minha religião pq mts se escondem atrás da biblia, tenho Deus no meu coração e isso q importa.

      Excluir
  8. Para as pessoas q veem para insultar o q os levam a acessar o site entao. Nao sou dessas religioes mais tenho respeito e o texto me ajudou muito obg.

    ResponderExcluir
  9. Vamos respeitar a religões, doutrinas e cultos, sou cristão mas respeito tudo. Caso alguém se sinta ofendido com alguma religião, mantenha-se neutro. Entrar para criticar ou falar da religião das outras pessoas é fanatismo e ignorância.

    ResponderExcluir
  10. Alguns cristão se acham tÃo donos da "verdade"que insultam os demais.
    Aliás, as religiões monosteístas são todas intrinsecamente intolerantes. Enquanto as demais possuem espaço para novas revelações e valores, aquelas pregam que existe uma única verdade e que só seus adeptos a conhecem. Daí, a intolerância.
    Felizmente no Brasil o fenômeno do sincretismo religioso atenua este tipo de comportamento, mas até quando ? O crescimento de certas denominações religiosas ditas cristãs (intrinsecamente intolerantes) e o, ainda tímido crescimento do islamismo poderá agravar este quadro.

    ResponderExcluir
  11. Sou muçulmana e acredito que conhecimento é fundamental antes de emitir qualquer opinião, por isso pesquiso e respeito a todos que creem na bondade do ser humano como prova de fé em Deus.

    ResponderExcluir
  12. DEZENAS DE RELIGIÕES NO MUNDO, SÓ A SUA SALVA!!!
    VOCE TEM MUITA SORTE, PARABENS!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Quem crítica a religião dos outros não acredita nem na sua.
    Se cada um cuidasse da sua vida o mundo seria bem melhor
    Sou umbandista e não fico criticando religião dos outros..

    Att.

    ResponderExcluir
  14. amigo nãorepare os erros estudei pouco não quero falar mal mais fiquei 30 anos no evangélico fiquei super fanática 30 anos não usava bermuda nem calça comprida nemumbaton nem um brinco mais graça a DEUS sai tem 1mes que estou frequentando a umbanda estou muito feliz desculpa os erros peço aos amigos umbandista que puder me ajudar me orientando eu agradeço

    ResponderExcluir
  15. O Kardecismo ou genuinamente espiritismo é a doutrina dos espiritos codificada por Allan Kardec.

    ResponderExcluir
  16. Ola a todos, Deus deu livre abirtrio para todos nós, cada um faz oque quer da sua vida, sabendo q cada um vai responder pelo oque fez, Sou Cristão temente a Deus, passei um tempo afastado e tive uma namorada que era do Candoble. Ouvi da sua propría boca que o candoble faz oferendas e rituais para que nenhum mau aconteça aos praticantes que paga atraves de trabalhos. Mas como ela mesma me disse q no meio tem gente que faz maudades pra pessoa (macumba). Mas ela mesma me disse que la todos servem apenas a um ser(Lucifer). Mas cada um faz oque quer.

    ResponderExcluir
  17. Primeiro de tudo eu acho que devemos respeitar a fe que cada um tem , segundo acho que nao devemos nem discutir sobre religiao pelo simples fato citado , terceiro e que um fato e que todas as partes tem o lado bom e o lado ruim pois, se os evangelicos acham que os espiritas so fazem coisa ruim , o que acham dos pastores que têm 80 mil cabecas de gado , que tem 25 anos que nao trabalham e tem 70 milhoes em conta ? Da onde eles tiraram tanto bem ? Isso na minha opiniao e alguma coisa feita ilicitamente ou seja errada !!!! Vamos cada um cuidar da sua vida e da sua fe !!! Vamos ?

    ResponderExcluir
  18. Oi, gostaria de agradecer pelo artigo. Tenho amigos da umbanda e tb do candomble. Como sempre fui catolica eu nao conhecia nada a respeito. Hoje um amigo reclamava vis facebook q sofrir preconceito e por isso fui pesquisar p entender melhor. Abraço

    ResponderExcluir
  19. O aumento dessas chamadas "religiões" que pregam a Bíblia como única e indiscutível verdade é preocupante.Isso demonstra que nosso país está muito carente de educação e, por isso, oportunistas (pastores, apóstolos ou seja lá o nome que eles mesmos se dão)arrebanham cada vez mais fiéis. Religião não é ficar milionário porque encontrou Jesus, ou achar que todo o resto do mundo é pecador. Religião é ter fé em Deus e praticar o bem, não importa se num templo ou dentro de casa. Prefiro um ateu que pratica o bem a um "crente" que vive com a Bíblia debaixo do braço pregando a palavra de Deus sem nenhum fundamento. Aliás, o que mais fazem é usar o nome de Deus!. Cuidado, o Homem já matou gente demais em nome de Deus!! Que Deus é esse?? Deus é amor e tolerância minha gente!

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pelo Blog esclarecedor!!!

    ResponderExcluir
  21. LUZ PAZ E AMOR!!!!
    Cada um tem seu momento.. e se nao for nessa vida, será na proxima, e assim por diante. Vivemos na terra para enfrentar nossos carmas, e subir a escada para a Luz...
    muitas pessoas tem preconceito, mas isso faz parte da evoluçao! Viva tudo que é sagrado, Deus está em cada um de nós!
    Gratidão por somar meus conhecimentos... sinto que eu preciso estudar ainda mais, e me firmar... Axé, Luz, Paz e Amor no coração!!!

    ResponderExcluir
  22. eu queria saber o que os evangélicos vem fazer aqui neste site, só pra falar asneiras ? então caiam fora....aqui é para que curte e respeita a religião dos outros!!! vocês que se dizem crentes, creem nos nos seus pastores ladrões de consciência, dos seus dinheiro, que nada fazem por vocês,e além do mais ainda estrupam suas mulheres,e suas filhas....nós deixe em paz...( eu conheço muito bem a Bíblia e seus pastores também conhecem, mas só mostram a vocês a parte que interessam a eles, para fazer lavagem cerebral em todos vocês !!! eu posso mostrar a quem interessa coisa que vão deixar vocês horrorizados com este safados que se dizem pastores com promessas mentirosas !!!!!

    ResponderExcluir
  23. Muitos cristãos enchem a boca em nome de seu deus único, mas sabem sua história? sabem por que a maioria dos nomes judaico-cristão terminam em "el"? O cristianismo é uma das mais novas religiões do mundo, alterada ao bel prazer de seus comandantes. Descriminam e perseguem todos os que não se curvam a lavagem cerebral pela qual eles vem passando desde a fundação de sua religião. O pior são os pastores que sabem da existência incontestável da vida espiritual, mas a negam e até se beneficiam dela, puxando linhas dentro das igrejas, como verdadeiros ogans da umbanda, para tornar seus shows de exorcismos mais convincentes.
    Sem hipocrisia? Eles não querem vender oque sua crença tem de bom, mas sim oque as outras tem de ruim!!! tudo tem seu lado bom, e seu lado ruim... da mesma forma que dentro de terreiros existem pessoas que valem seu peso em ouro, você encontra pessoas dentro das igrejas tão exaltadas e santificadas, que não valem o que comem, e vice versa, pois onde existir seres humanos vai ser assim sempre!!! Mas sejamos sensatos, alguém que não respeita a individualidade, a crença alheia e o direito de seguir o caminho escolhido, pensem, como pode se dizer santo?!

    ResponderExcluir
  24. Porque os espíritos quando se refere aos médiuns os chamam de cavalo? Acho tão grotesco .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoramos que participem do blog! Deixe seu comentário!