13 de junho: Dia de Bará


Salve irmãos!

Dia 13 de de junho é comemorado o dia de Bará!


Bará é um Orixá dinâmico e jovial, é o intermediário entre os homens e as divindades por ser o dono dos caminhos e das encruzilhadas. Ele simboliza o movimento, portanto fecha e abre os caminhos. É um orixá das questões mais imediatas, relacionadas a dinheiro e trabalho. É a ele que pedimos abertura nos negócios financeiros, pedimos que leve, aos demais Orixás, os nossos pedidos e agradecimentos. Não teremos êxito sem antes pedirmos e ofertarmos algo ao Orixá Bará.


Aqueles que são regidos por Bará, apresentam uma personalidade muito marcante e um comportamento cotidiano muito diverso. São pessoas altamente fiéis aos seus princípios, aos amigos e as suas causas. São corajosos e dedicados. Amáveis, não medem esforços nem sacrifícios para auxiliar aqueles que amam. Excelentes amantes, a virilidade é uma característica básica daqueles regidos por este orixá.

No sincretismo religioso, Bará ou Exu é representado por Santo Antônio, por isso é homenageado no dia 13 de junho. Santo Antônio é o santo casamenteiro. Acredita-se que esse seja um dos motivos para que esse santo fosse sincretizado com Bará.

Dia da semana: segunda-feira
Cor: vermelha
Lugar de oferendas: cruzeiros abertos, fechados, encruzilhadas
Características: dono dos cruzeiros

Que Bará possa estar sempre à nossa frente, abrindo os caminhos!
E possamos caminhar sempre para a luz!
Salve Bará!

Comentários