Hoje é Dia dos Pretos Velhos!


Olá amigos!

Vamos saudar os vovôs e vovós de Umbanda pois hoje é seu dia! No dia 13 de maio de 1888 a Lei Áurea aboliu a escravatura no Brasil. Centenas de negros escravizados, mal tratados, assassinados, torturados, tiveram finalmente sua liberdade garantida pela lei. Por isso nesse dia os terreiros de Umbanda de todo o Brasil homenageiam os Pretos Velhos. Espíritos de velhos africanos, que vem trabalhar na Linha das Almas.

Pai João no Centro de Umbanda
Ogum Rompe Mato
"Nego na senzala bateu sua caixa e deu viva a Iaiá!
Nego na senzala bateu sua caixa e deu viva a ioiô!

Nego na senzala bateu sua caixa e deu viva a Iaiá!
Nego na senzala bateu sua caixa e deu viva a ioiô!


Viva Iaiá! Viva Ioiô!
Viva Nossa Senhora!
Cativeiro já acabou!"


Esses vovós e vovós encantam a todos com sua sabedoria e humildade. Os espíritos que baixam nessa linha evoluíram espiritualmente por perdoarem, com muita humildade e amor, todo o mal que passaram aqui na terra.

Em suas consultas, os Pretos-Velhos trazem a sabedoria da mãe África, manipulando muito bem ervas e chás para a cura dos males do corpo e da alma.

Os pretos velhos cativam pela humildade, paciência e amor de um avô para com os filhos. Para aproveitar os ensinamentos de um Preto Velho basta sentar-se diante dele, num banquinho, sem necessidade de nada nas mãos. Apenas estar de peito aberto, tendo consciência de que na sua frente se encontra um mestre entre dois mundos.

Esta semana faremos várias postagens sobre eles aqui no blog e Quinta, 17 de maio, realizaremos uma linda homenagem no Centro de Umbanda Ogum Rompe Mato.

Salve os Pretos-Velhos! 

Comentários