"Bate a cabela no congá, filho de Umbanda! Pede a benção a Oxalá lá na Aruanda!"
![]() |
Filhos de fé batendo cabeça para Pai Ogum em trabalho na mata 2011. |
Olá amigos do blog!
Hoje vamos falar de uma das primeiras coisas que se aprende quando se entra para a Umbanda que é "Bater cabeça".
Afinal, o que isso significa?
![]() |
Filha de fé batendo cabeça no Congá do Centro de Umbanda Ogum Rompe Mato |
Não se fala em linguagem popular sobre baixar ou não a cabeça para algo ou alguém? Quando fazemos isso estamos demonstrando nossa obediência aos fundamentos da religião e a entrega total.
Bater cabeça também é reverenciar. Esse ato é feito somente pelos membros da corrente mediúnica do terreiro e é feito em respeito às firmezas dos Orixás e das entidades presentes. Bate-se a cabeça, primeiramente firmando o frontal e as frontes direita e esquerda à fim de pedir proteção e fluidificar-se para as tarefas, recebendo as energias concentradas no congá.
Quando feito no chão, em frente ao congá, é importante tocar a cabeça no chão mesmo, com humildade, uma das premissas de nossa religião.
Como viram, o ato de bater cabeça é repleto de simbolismos e significados. Faça isso com firmeza e fé e como outros umbandistas já disseram, "Não bata a cabeça à toa"!
Um forte axé a todos vocês!
Eu bato cabeça com orgulho e com a responsabilidade que esse compromisso trás para nossa vida. Tenho consciência do que significa bater a cabeça no congá ou para minha mãe de santo. Mas também tenho certeza do que que faco. Saravá Umbanda! Obrigada por te-la em minha vida!
ResponderExcluirMuito obrigado, ótimo texto, não sou umbandista, não tenho religião, mas tenho uma tremenda admiração por essa religião maravilhosa, saravá umbanda, saravá Seu Sete!
ResponderExcluir