O poder das velas na Umbanda

Olá amigos!


Hoje vamos falar do poder das velas na Umbanda. Este é mais um dos fundamentos de nossa religião, pois você já deve ter percebido que não se faz nada sem elas. As velas estão presentes durante as sessões, nas oferendas e nos trabalhos.

A Vela é o maior elemento e instrumento mágico presente na Umbanda. A vela trás consigo o elemento terra (parafina ou cera) e o elemento fogo (chama).


A principal intenção de uma vela é a iluminação, o caminho de luz. É a chama de uma vela que simboliza a presença da energia iluminada, a representação da energia que a entidade ou que nós estamos querendo trazer. Além disso, a vela é um elo, uma ligação entre aquele que está pedindo e aquele a quem o pedido é destinado, ou seja, o Orixá, ou entidade. 

Quando acendemos uma vela é fundamental a concentração e atenção para ativar as energias necessárias que envolvem esse ato.


A vela pela própria ação do fogo simboliza a magia. O número das velas pode representar inúmeras situações. Desde a diferença entre questões materiais e espirituais.

Temos que lembrar também que a ação de uma vela poderá ser ainda a consumação de determinada energia, a transmutação daquele estado em luz e calor. A Vela poderá ainda ser uma força de encaminhamento, de fluxo energético para resgatar e encaminhar espíritos. Poderá, também, ofuscar, destruir, intimidar espíritos malfazejos para que percebam a energia do amor e da luz Divina.


Isso estamos falando da vela, mas em geral há uma composição entre vela, fumo, comida, bebida, ponto riscado, etc. A união desses elementos produzirá uma variante de significados e de poderes amplos.

Velas e suas cores:

Branco: Oxalá
Amarelo: Oxum
Azul: Iemanjá
Verde: Oxossi, Caboclos (Ubirajara, Jurema)
Verde, Branca e Vermelha: Ogum
Marrom: Xangô
Rosa e Azul: Cosme e Damião (Erês)
Rosa: Xapanã
Vermelha: Iansã

Que Oxalá abençoe a todos e que possamos caminhar sempre para a luz!



Participe deixando seu recado em nosso mural, à esquerda!
Gostou da postagem? Clique na barra de reações abaixo e deixe sua impressão!

Comentários

  1. Oh! Sempre! Todos Benditos Orixás (desde: OXALÁ, até EXÚ)! Sempre! Saravá! Salve! Namastê! Ave! Shalom! Viva! Laroiê! Saudações! Louvores! Sempre! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Sempre! Eterna, Infinitamente, Agradecido, Grato (Mesmo), de todo e do fundo, de meus coração, espírito, alma, por tudo de bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Peço-Vos, que eu tenha, Boas (Ótimas): Autoestimas, Autovalorizações, Autoajudas (Autocuras, Autodefesas Psíquicas, Autoconhecimentos, Auto-identificações), muitas, a mim! Sempre (Mesmo)! Assim Seja! Assim Se Faça! E, Jamais Se Desfaça! Axé, Axé, muito Axé!

    ResponderExcluir
  2. a ele a honra a gloria o louvor rei dos reis somente jesus unico salvador adore ao senhor nao existe deuses apenas um deus que a graça e a misericordia o s alcance em nome de jesus que olhos espirituais abram se amen

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoramos que participem do blog! Deixe seu comentário!