Oxossi, o pai dos caboclos

Dando continuidade ao estudo das Linhas de Umbanda e tendo em vista a comemoração do Dia de Oxossi (20 de janeiro), hoje vamos falar da Linha de Oxossi.

A linha de Oxossi é famosa por ser a linha da grande maioria dos Caboclos. Oxossi é conhecido na Umbanda como o senhor das matas e de todos os Caboclos. Dessa linha provêem uma força de grande poder que emana diretamente de Oxossi.

Você já deve ter ouvido a expressão "Todo Caboclo é de Oxossí". Essa afirmação é porque esta linha é apadrinhada deste Orixá, mas temos caboclos que vibram para Ogum (Caboclo Araribóia, Ubirajara...), que vibram para Xângo (Caboclo Sete-Pedreiras, Cachoeira... ), que vibram para Oxalá (Caboclo Pena-Branca, Aymoré... ), que vibram para Cosme e Damião ( Caboclinho da Mata, Tupizinho...) e na linha de Iemanjá (Cabocla Estrela do Mar, Indaiá...).

Oxóssi é o Orixá da caça, do verde, das matas, é o Orixá da fartura, o grande caçador é ele quem traz para o homem as plantas curativas. Vibra sobre tudo que nasce sobre a terra, exceto as plantas tóxicas e venenosas.

Os Caboclos, seus enviados ao nosso plano físico, são hoje conhecidos como os caçadores e catequizadores de almas. Deles emanam o sentimento e a força para lutar e vencer qualquer situação. 

Oxossi é um vencedor, traz para o povo a sobrevivência, a fartura, a cura das doenças pela natureza, a saúde plena. Essa linha representa mudanças, o movimento, tudo o que é novo e vibrante. Ligado as alterações mentais e físicas, Oxóssi é o constante movimento da natureza, que está sempre em evolução. Oxossi é a essência, ou seja, é aquilo que anima, que dá vida, diferente de Ogum que é o movimento, aquele que movimenta uma situação. Seu elemento é o Ar, elemento mutável. 

Oxossí é caçador e está sempre a procura de algo. Não espera uma situação acontecer, ele vai atrás de seus objetivos doa a quem doer. Alguns mitos dizem que Oxossí passava por cima até dos tabus e proibições para conseguir caçar, e dizem ser assim seus filhos: teimosos e indecisos, estão sempre mudando de curso, mas seguem o caminho escolhido por eles até o fim.

Okê, Caboclo! Saravá Oxossi!

Fonte de pesquisa: Umbanda de Paz e Núcleo Umbandista São Sebastião.

Comentários