São Lázaro é Obaluaê!

São Lázaro
Em alguns estados, no dia 26 de dezembro é comemorado o Dia de São Lázaro. Na Umbanda, São Lázaro é sincretizado com o orixá Obaluaê.



Obaluaê, também conhecido como Omulú e Xapanã é o Orixá da Cura, das doenças e das pestes.

O sincretismo com São Lázaro se deve ao fato deste santo ter voltado dos mortos. Ele também é sincretizado com São Roque, o santo que fora contaminado com uma peste, se curou e é invocado na cura de epidemias e doenças contagiosas. Certamente por essas histórias, São Roque e São Lázaro passaram a ser sincretizados com Obaluaê, Orixá que possui os mesmos atributos, ou seja, senhor dos mortos e curador das pestes.

Não é demais lembrar que apesar da semelhança entre eles, não podemos confundi-los. São Lázaro e São Roque são santos confirmados pela Igreja Católica e tiveram suas passagens pela Terra. Já Obaluaê é um Orixá que teve seu culto iniciado na África, chegando ao Brasil e demais países da América Latina por intermédio dos negros escravos. Sendo posteriormente adotado como Orixá na Umbanda.

Orixá Obaluaê
Uma dúvida muito comum  entre os irmãos Umbandistas é se Obaluaê e Omulú é o mesmo Orixá ou são Orixás distintos.  A resposta é afirmativa ao primeiro entendimento. Falar em Obaluaê ou Omulú é falar no mesmo Orixá.

A diferença é que o nome Obaluaê está ligado a manifestação jovem desse Orixá, guerreiro, caçador e lutador. Já Omulú representa sua a manifestação velha, de sábio, feiticeiro e guardião.

Obaluaê tem seu corpo coberto por palha da costa, em razão de possuir feridas na pele. Também, o fato de Obaluaê possuir seu corpo coberto por palha da costa, representa o mistério, especificamente, o mistério da morte que para nós encarnados ainda não está revelado.

A palavra Obaluaê vem do Yorubá Obàlúwàiyé  que quer dizer "Rei Senhor da Terra" e Omulu significa "Filho do Senhor". Todavia, como dito acima, Obaluaê e Omulú representam um só Orixá.

Festa de São Lázaro na Bahia
Foto: Roberto Faria
 
Obaluaê é tido como senhor da cura, médico dos pobres. É invocado todas as vezes que alguém está doente. Obaluaê é o senhor dos cemitérios, dos mortos. Por essa razão, sempre que se adentra em um cemitério se saúda Obaluaê, assim como se saúda Iansã. Obaluaê é o Orixá responsável pelo encaminhamento dos espíritos recém desencarnados. 



Ele é o Sol, a quentura e o calor do astro rei. É o rei da Terra, do interior da Terra.


Atoto Obaluaê!

Comentários

  1. São Lázaro, representa Omulú aqui no rio, e o dia dele é 17 de dezembro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoramos que participem do blog! Deixe seu comentário!