São Jorge, a lua e o dragão

 
 
Olá amigos!
 
Estamos próximo ao dia 23 de abril, que é o dia de São Jorge, santo católico que no sincretismo religioso é Ogum na Umbanda e no Candomblé da Bahia é Oxóssi.
 
Jorge ficou popularmente conhecido pelo exemplo de fé, coragem e determinação pela sua história. Como era um guerreiro, foi sincretizado com Ogum, que é o Orixá das armas, do fogo e da guerra.
 
Vou contar a vocês brevemente a história de São Jorge:

 
Jorge nasceu na Capadócia, Turquia, em 275 d.c. Ele era um capitão do exército romano e devido a sua dedicação e habilidade, o imperador, na época, lhe conferiu o título de conde da Capadócia.
 
Em 302, o governo romano mandou prender todo soldado romano cristão e que todos os outros deveriam oferecer sacrifícios aos deuses romanos. Diante disso, Jorge foi ao encontro do imperador e perante todos declarou-se cristão. Não querendo perder um de seus melhores tribunos, o imperador tentou dissuadi-lo oferecendo-lhe terras, dinheiro e escravos. Como Jorge mantinha-se fiel ao cristianismo, o imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. E, após cada tortura, era levado perante o imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar os deuses romanos. Todavia, Jorge reafirmava sua fé, tendo seu martírio aos poucos ganhado notoriedade e muitos romanos tomado as dores daquele jovem soldado, inclusive a mulher do imperador, que se converteu ao cristianismo. Finalmente, o imperador, não tendo êxito, mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303. Ele morreu muito jovem, aos 28 anos de idade.
 
Mas e o dragão?

 
Conta a lenda que certa vez Jorge salvou uma moça da fúria de um dragão cujo hálito venenoso poderia matar toda uma cidade. O malvado dragão exigia que todos os dias uma donzela fosse sacrificada e em troca pouparia o restante da cidade. São Jorge, com sua força e coragem, resolveu salvar a moça que seria a próxima a ser morta. Lutou bravamente com o dragão, matando-o com sua lança.
 
O dragão simbolizaria o demônio, destruído com as armas da fé.
 
Bem, como vocês viram, a imagem de São Jorge montado no cavalo, vencendo o dragão, é um simbolismo para afirmar que a fé pode vencer o pior dos males.
 
Mas e a lua?
 
A ligação de São Jorge com a lua é algo puramente brasileiro, com forte influência da cultura africana. A lua representa o campo de batalha de Ogum que permanentemente luta contra as demandas com coragem e fé.
 
Que a lua de São Jorge ilumine nossos caminhos e que cada vez que a virmos em nosso horizonte, possamos junto com Jorge reafirmar a nossa fé!
 
Salve Jorge!
 
Sarava Ogum!
 

Comentários

  1. Por favor alguem poderia me responder.Como se faz um cara torrado pra ogum..

    ResponderExcluir
  2. Oi, isso seria uma comida? Desculpe mas desconheco! Abraco!

    ResponderExcluir
  3. Torrado vc faz com milho(milho de galinha)limpe eles;escolha ñ coloque os quebrados.coloque numa panela e torre com azeite de dende!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoramos que participem do blog! Deixe seu comentário!