A linha de Ogum é responsável pela manutenção da lei na Umbanda. As falanges de Ogum, que divergem muito de um terreiro para outro, mas combatem diretamente as falanges do mal.
Com São Jorge ocorre o sincretismo na chefia da linha no sul e no sudeste do Brasil. Como na Linha de Oxalá, todos os trabalhadores da Umbanda têm por Ogum tremendo respeito e obediência. Seus guerreiros são imbatíveis no combate ao mal. Não conhecemos rabo de encruza, quiumba ou qualquer outro espírito maligno que não o respeite.
Os trabalhadores dessa linha foram normalmente guerreiros ou militares, como os legionários romanos, os cavaleiros das cruzadas, os sarracenos e muitos outros.
![]() |
Caboclo de Ogum |
Comparativamente, Ogum é na Umbanda o mesmo que a polícia é para o povo. Se a situação ameaçar sair do controle ou se nos sentirmos ameaçados, ele agirá trazendo e mantendo a ordem. É o Orixá guerreiro, que faz cumprir a justiça ditada por Xangô, combate as demandas, e é um Orixá muito belicoso.
Entidades conhecidas que trabalham nesta linha:
Ogum Beira-Mar
Ogum Rompe-Mato
![]() |
São Jorge |
Ogum Iara
Ogum Megê
Ogum Naruê
Ogum de Malei
Ogum de Nagô
Ogum Lanceiro
Ogum Guerreiro
Ogum Sete Ondas
Ogum da Lua
Esta é a Linha dos grandes trabalhos de demanda, exerce grande predomínio sobre os quimbandeiros e age em vários setores, conforme o nome deles indica. Ogum Beira-Mar nas praias; Ogum Iara nos Rios; Ogum Rompe-Mato nas matas; Ogum Megê, sobre a Linha das Almas; Ogum de Malei, sobre a Linha de malei – povo de Erú (Exu?); Ogum de Nagô, sôbre a Linha de Nagô – povo de Ganga.
![]() |
Ogum Iara |
![]() |
Ogum Beira Mar |
A vibração de ogum é o fogo da salvação ou da glória, o mediador de choques conseuentes do karma. É a linha das demandas da fé, das aflições, das lutas e batalhas da vida. É a divindade que, no sentido místico, protege os guerreiros. Os caboclos de Ogum gostam de andar de um lado para outro e falam de manjeira forte, vibrante e em suas atitudes demonstram vivacidade. Suas preces cantadas traduzem inovações para a luta da fé, demandas, batalhas, etc.
Deixe seu recado em nosso mural, à esquerda! Sua opinião é muito importante!
Gostou da postagem? Clique na barra de reações abaixo e deixe sua impressão!
Comentários
Postar um comentário
Adoramos que participem do blog! Deixe seu comentário!